A inserção da
Educação Ambiental (EA) no âmbito formal, tem sido um processo difícil e
desafiador, como discorrem muitas pesquisas. As Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Ambiental (2012), em conformidade com a Lei nº 9.795,
de 1999, reafirma que a Educação Ambiental deve estar presente, de forma
articulada, em todos os níveis e modalidades da Educação Básica e da Educação
Superior, sendo assim, um componente integrante, essencial e permanente da
Educação Nacional. O artigo 8 dessas diretrizes ressalta que a EA deve ser
desenvolvida como uma prática educativa integrada e interdisciplinar, contínua
e permanente, mas não deve, como regra, ser implantada como disciplina ou
componente curricular específico.
O
Planeta Terra está sendo destruído... O solo, as águas, o ar estão sendo
poluídos cada vez mais; a fauna e a flora não diferente está sendo destruída. Neste sentido, o homem
que infelizmente tem pensado em gerir lucros, tem esquecido que as gerações vindouras
também precisam deste planeta e, mais que isso, os recursos naturais estão
sendo repartidos de maneira elitista e o mais grave sem se pensar em sustentabilidade.
Portanto, a EA tem
sim, o potencial de transformação social, basta que tenhamos a sensibilidade
para a sua inserção/potencialização no currículo escolar aconteça de forma
contrária aos moldes tradicionalista que mesmo em tempos atuais teimam em
permanecer no meio educacional vigente. Por tudo isto e ainda em acordo com Bigliardi e Cruz(2012)
A emergente desconstrução da lógica unitária
e da busca por verdades absolutas e imutáveis nos aponta para um novo projeto
de mundo, neste novo paradigma orientado pela noção de incompletude e
complementariedade, a Educação Ambiental Crítica, Transformadora e
Emancipatória nos alerta de que toda análise, toda problemática, todo fenômeno
material precisa ser encarado de modo tão profundo quanto amplo, e que todo o
Currículo Escolar precisa encontrar no pensamento crítico, emancipatório e
revolucionário, o seu alicerce. . (BLIGLIARDI;CRUZ, 2012, p.339)
Diante
disto, a Escola Estadual “Joaquim José de Assunção” pretende com a realização deste
projeto levar os promover uma reflexão e conscientização sobre a importância de
preservar o meio ambiente comumente desenvolver atitudes posturas mediante os princípios
básicos de cidadania. Tudo isto em prol de nos situarmos como parte integrante da
natureza.
Por
se tratar de um projeto interdisciplinar
todas as disciplinas se envolveram e participaram... Mas, o mais importante é que o
projeto se estendeu a toda a comunidade escolar...
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