segunda-feira, 20 de junho de 2016

Projeto Interdisciplinar de EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Salve o nosso Planeta: Ainda há tempo


A inserção da Educação Ambiental (EA) no âmbito formal, tem sido um processo difícil e desafiador, como discorrem muitas pesquisas. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (2012), em conformidade com a Lei nº 9.795, de 1999, reafirma que a Educação Ambiental deve estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades da Educação Básica e da Educação Superior, sendo assim, um componente integrante, essencial e permanente da Educação Nacional. O artigo 8 dessas diretrizes ressalta que a EA deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada e interdisciplinar, contínua e permanente, mas não deve, como regra, ser implantada como disciplina ou componente curricular específico.
O Planeta Terra está sendo destruído... O solo, as águas, o ar estão sendo poluídos cada vez mais; a fauna e a flora não diferente  está sendo destruída. Neste sentido, o homem que infelizmente tem pensado em gerir lucros, tem esquecido que as gerações vindouras também precisam deste planeta e, mais que isso, os recursos naturais estão sendo repartidos de maneira elitista e o mais grave sem se pensar em sustentabilidade.
Portanto, a EA tem sim, o potencial de transformação social, basta que tenhamos a sensibilidade para a sua inserção/potencialização no currículo escolar aconteça de forma contrária aos moldes tradicionalista que mesmo em tempos atuais teimam em permanecer no meio educacional vigente. Por tudo isto e  ainda em acordo com Bigliardi e Cruz(2012)
A emergente desconstrução da lógica unitária e da busca por verdades absolutas e imutáveis nos aponta para um novo projeto de mundo, neste novo paradigma orientado pela noção de incompletude e complementariedade, a Educação Ambiental Crítica, Transformadora e Emancipatória nos alerta de que toda análise, toda problemática, todo fenômeno material precisa ser encarado de modo tão profundo quanto amplo, e que todo o Currículo Escolar precisa encontrar no pensamento crítico, emancipatório e revolucionário, o seu alicerce. . (BLIGLIARDI;CRUZ, 2012, p.339)

Diante disto, a Escola Estadual “Joaquim José de Assunção” pretende com a realização deste projeto levar os promover uma reflexão e conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente comumente desenvolver atitudes posturas mediante os princípios básicos de cidadania. Tudo isto em prol de nos situarmos como parte integrante da natureza.
Por se tratar de um projeto  interdisciplinar todas as disciplinas se envolveram e participaram... Mas, o mais importante  é que  o projeto se estendeu a toda a comunidade escolar...

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